nunca se sabe o que nos pode passar pela cabeça

Vivo a procurar saber se estou vivo, se estou a sonhar, se vivo sonhando, ou se sonho vivendo. Não agito os comuns problemas existenciais do amor e da morte, apenas me coloco, sempre que posso, no lugar de observador. E, de certa maneira, sou quase feliz porque não pretendo sê-lo de qualquer maneira.
António José Costa Carneiro | Cria o teu cartão de visita

07/04/10

As 4 esposas do mercador


Havia um rico mercador que tinha 4 esposas. Ele amava mais a 4ª esposa e sempre a adornou com ricas vestes e tratou com as mais variadas guloseimas, com muitos cuidados e nada mais lhe deu senão o melhor. Ele também amava muito a 3ª esposa. Era muito orgulhoso dela e sempre a quis mostrar a seus amigos. No entanto, o comerciante tinha muito receio que ela pudesse fugir com algum outro homem. Ele também amava a sua 2 ª esposa que era uma pessoa muito atenciosa, paciente e de facto era a confidente dele. Sempre que o comerciante enfrentava algum problema ela sempre o ajudou em marés de tempos difíceis.
Finalmente, a 1 ª esposa do comerciante, era uma parceira muito leal e havia feito grandes contribuições para manter sua riqueza pessoal e empresarial, bem como cuidava da casa. No entanto, o comerciante não amava a primeira esposa e, embora ela o amasse profundamente, ele mal reparava nela.
Um dia, o comerciante adoeceu. Pouco tempo depois, ele já sabia que iria morrer em breve. Pensou em sua vida de luxo e disse a si mesmo: "Agora eu tenho 4 esposas comigo. Mas quando eu morrer, eu vou estar sozinho. Ai tão só que eu vou ficar!"

Assim, ele perguntou à 4 ª esposa: "Foi você que eu amei mais, dotei-a com as melhores roupas e cuidei bem de si. Agora que eu estou a morrer, você vai-me seguir e me fazer companhia?" "De jeito nenhum!" respondeu a 4 ª esposa, e ela se foi embora sem outra palavra.
A resposta cortou como uma faca afiada no coração do comerciante. O comerciante triste, então, pediu à 3 ª esposa: "Eu tenho-te amado tanto por toda a minha vida. Agora que eu estou a morrer, será que você vai me seguir e me fazer companhia?" "Não!" respondeu a 3ª mulher. "A vida é tão boa por aqui! Vou casar quando você morrer!" O coração do comerciante logo caiu e esfriou.
Ele perguntou então à 2 ª esposa: "Eu sempre recorri a você para me ajudar e você sempre me ajudou. Agora eu preciso de sua ajuda novamente. Quando eu morrer, você vai-me seguir e me fazer companhia?" "Desculpe-me, eu não posso te ajudar desta vez!" Respondeu a 2 ª esposa."Quando muito, só posso fazer-lhe o enterro" A resposta veio como um raio do trovão e o comerciante ficou devastado.
Então uma voz gritou: "Eu vou sair consigo. Eu vou segui-lo, não importa onde você vá." O mercador olhou para cima e lá estava a sua primeira esposa. Ela estava tão magra, quase como se ela sofresse de desnutrição. Com o coração partido, o comerciante disse: "Eu devia ter cuidado muito melhor de si enquanto eu o podia fazer!"
Na verdade, nós todos temos 4 esposas nas nossas vidas.
a. A 4 ª esposa é o nosso corpo. Não importa quanto tempo e esforço fizermos para mantê-lo com bom aspecto, ele vai deixar-nos quando morrermos.
b. Nossa 3 ª esposa? Nossas posses, status e riqueza. Quando morremos, todos vão para os outros.
c. A 2 ª esposa é a nossa família e amigos. Não importa o quão perto eles estão lá para nós quando estamos vivos, mais longe eles podem permanecer por nós é até o túmulo.
d. A 1 ª esposa é de facto a nossa alma, muitas vezes negligenciada em nossa busca de riqueza material e do prazer sensual.
Adivinham? É realmente a única coisa que nos segue seja para onde formos. Talvez seja boa ideia cultivá-la e fortalecê-la agora do que esperar até à hora do leito de morte para lamentarmos.





retirado de algures e traduzido do inglês

Sem comentários:

Enviar um comentário